Carrinho

Telf.: 910 950 974 (Chamada para rede móvel nacional)

PORTES GRÁTIS a partir de 35,00€

Masala Chai: a forma indiana de beber chá

A Índia é o país de origem dos famosos chás pretos Darjeeling e Assam, no entanto, a forma como estes são consumidos pelos indianos é bem distinta do nosso costume ocidental.

Contents:

Masala Chai

A descoberta do Chá Indiano

Decorria o ano de 1823, quando o militar inglês Robert Bruce, responsável pelas tropas no território de Assam (Índia) foi presenteado pelas gentes locais com uma infusão feita com um arbusto das redondezas. Ao prová-la, e familiarizado com o sabor do já enraizado chá na cultura britânica, percebeu que aquela bebida se parecia com o chá importado da China, e resolveu estudá-la.

Descobriram que a infusão era feita com uma variedade da folha de chá chinesa a que deram o nome de camellia sinensis assamica.

A partir desse momento, desenvolveu-se então a indústria do chá na Índia, inicialmente restrita às zonas colonizadas pelos ingleses.

Consumo de chá na Índia

A forma mais apreciada de beber chá na Índia é o Masala Chai (chá indiano com leite).

Mais do que uma bebida, o Masala Chai é um símbolo de boas-vindas, e de pausa na vida quotidiana.

Fortemente influenciado pelos costumes britânicos de adicionar leite e açúcar ao chá, o povo indiano foi aos poucos adaptando esta bebida ao seu gosto, adicionando várias especiarias (masala significa mistura de especiarias).

Servido em pequenas xícaras de barro chamadas kulhar, esta bebida altamente aromática e estimulante é habitualmente vendida nas ruas pelos vendedores locais, chamados de Chai Wallahs.

Depois de bebido o Masala Chai é um costume/tradição deitar para o chão este copo reciclável, para que volte uma vez mais a fazer parte da terra.

Mas não precisa de viajar até à Índia para saborear esta deliciosa bebida. Pode prepará-la em sua casa, e bebê-la no conforto do seu lar.

Atenção: não existe uma receita única de Masala Chai. Cada família indiana tem a sua receita, adaptada às suas preferências. Mas uma premissa é constante: entre os ingredientes, o chá, o leite, as especiarias e o açúcar, são obrigatórios!

Receita de Masala Chai (a nossa sugestão)

Masala Chai Ingredientes

Ingredientes:

  • 5 cardamomos
  • 0,5 lt. de água
  • 4 colheres de sopa de açúcar em pó (costumo substituir por mel)
  • 2 paus de canela
  • 1/2 colher de café de gengibre em pó
  • 3 cravinhos
  • 2 colheres de sopa de chá preto indiano (costumo usar o Assam)
  • 0,5 lt. de leite de soja

Preparação:

  1. Abrir os cardamomos.
  2. Misturar a água com o açúcar. Juntar os cardamomos, a canela, o gengibre e o cravinho, e colocar ao lume.
  3. Quando este preparado estiver a ferver, juntar o chá preto e o leite de soja. Reduzir o lume e deixar apurar durante 2 minutos.
  4. Retirar do lume e filtrar com um passador fino.
  5. Por último: servir e desfrutar!

Masala Chai Licor

Deixe uma resposta