Beber chá, porquê? Perguntarão alguns.
São várias as vantagens de beber chá, e muitos são os estudos que investigaram os benefícios do consumo desta bebida para a saúde.
Rico em antioxidantes, o chá é uma bebida com muitos compostos bioativos que podem ter efeitos positivos no corpo humano.
Seguem alguns exemplos de benefícios do consumo do chá, comprovados em estudos científicos:
Contents:
- Reduz o risco de doenças crónicas
- Melhora a função cerebral
- Reduz o stress e ansiedade
- Protege contra o cancro
- Ajuda na perda de peso
- Promove uma boa digestão
- Protege as células do corpo
- Melhora a saúde óssea
- Mantém o corpo hidratado
- Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir infecções
Reduz do risco de doenças crónicas
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2013 descobriu que beber chá verde regularmente pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares.
Outro estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2015 indica que o chá preto pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2, controlando os níveis de açúcar no sangue.
Melhora a função cerebral
Foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2012 um estudo que revelou que beber chá verde com regularidade ajuda a melhorar a função cerebral em idosos, pois este tipo de chá contém compostos que ajudam a prevenir o declínio da função cognitiva relacionado com a idade.
Publicado no Psychopharmacology em 2018 um outro estudo afirma que o chá preto influencia de forma positiva a atenção e a memória a curto prazo.
Reduz o stress e ansiedade
Foi publicado no Journal of Physiological Anthropology em 2012 um estudo que descobriu que beber chá verde pode reduzir os níveis de stress em indivíduos saudáveis.
Também um estudo publicado no Journal of Psychopharmacology em 2017 documenta que o chá preto contribui positivamente na redução dos sintomas de ansiedade em indivíduos que sofrem de transtorno de ansiedade generalizada, promovendo uma sensação de relaxamento, e melhorando a qualidade do sono.
Protege contra o cancro
Um estudo publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention em 2017 descobriu que chá verde consumido com regularidade ajuda a reduzir o risco de cancro da mama em mulheres.
Um outro estudo que saiu no Journal of Nutritional Biochemistry no ano seguinte, em 2018, indica que o chá verde pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de cancro colorretal.
Ajuda na perda de peso
Publicada no European Journal of Nutrition em 2016 uma investigação revelou que o chá verde pode auxiliar na perda de peso e na redução da gordura corporal. em indivíduos obesos.
No Journal of Medicinal Food em 2018, foi publicado um outro estudo que documenta que o chá preto pode ajudar na perda de peso em indivíduos com sobrepeso, contribuindo para a manutenção do peso saudável.
Promove uma boa digestão
Um estudo de revisão de 2008 publicado no periódico The American Journal of Clinical Nutrition sugeriu que o chá verde pode ajudar na digestão, estimulando a produção de enzimas digestivas e melhorando a absorção de nutrientes.
Por sua vez, um estudo de 2014 publicado no periódico Phytomedicine revelou que o consumo de chá de hortelã-pimenta pode ajudar a aliviar os sintomas de indigestão, incluindo inchaço, flatulência e dor abdominal.
Em 2016 uma outra investigação, publicada no Journal of Food Science and Technology, sugeriu que beber chá de gengibre pode ajudar a aliviar náuseas e vômitos em pacientes que passaram por cirurgia.
Protege as células do corpo
Um estudo de 2010, publicado no periódico Free Radical Biology & Medicine, indicou que o consumo de chá verde pode ajudar a proteger as células contra o dano oxidativo e a inflamação, reduzindo a produção de radicais livres, o que pode também contribuir para a redução do risco de doenças inflamatórias crónicas, como é o caso da artrite.
Já um estudo de 2015 publicado no Molecular Nutrition & Food Research revelou que os polifenóis presentes no chá podem ajudar a proteger as células contra o estresse oxidativo, o que pode prevenir o envelhecimento precoce e outras doenças relacionadas à idade.
Em 2016, um estudo publicado no Journal of Medicinal Food documentou que o consumo de chá de hibisco pode ajudar a proteger o corpo contra o dano oxidativo, reduzindo os níveis de radicais livres.
Em 2018, também um estudo que saiu no Nutrients afirmou que o consumo de chá pode ajudar a proteger as células do sistema nervoso contra o dano oxidativo, o que pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Outros benefícios comprovados por alguns estudo:
Melhora a saúde óssea
Alguns tipos de chá, como o chá verde, podem ajudar a melhorar a densidade óssea e reduzir o risco de osteoporose.
Mantém o corpo hidratado
Se consumido em quantidades adequadas e como parte de uma dieta equilibrada, o chá ajuda a manter o corpo hidratado.
Embora contenha cafeína, que pode ter um leve efeito diurético, pesquisas sugerem que a quantidade de líquido ingerido com o chá é suficiente para compensar a perda de líquidos que o mesmo possa provocar. Isto é, a quantidade de líquido que perde ao urinar após consumir chá é menor do que a quantidade de líquido que ingere ao beber chá.
Além disso, o chá contém eletrólitos, como potássio e sódio, importantes para manter o equilíbrio hídrico no corpo. No entanto, é importante lembrar que algumas variedades de chá podem conter mais cafeína do que outras e que o consumo excessivo de cafeína pode levar à desidratação.
Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir infecções
Algumas variedades de chá, como o chá verde, o chá preto e o chá de ervas, contêm compostos antioxidantes e antimicrobianos que ajudam a combater bactérias, vírus e outros patógenos causadores de infecções.
Por exemplo, alguns estudos mostraram que o chá verde pode ajudar a inibir o crescimento de bactérias como a Streptococcus mutans, que pode provocar cáries dentárias, e o chá de gengibre pode ter propriedades antivirais que ajudam a prevenir a gripe.
Contudo, é importante sublinhar que o consumo de chá não substitui hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos com frequência, evitar contato próximo com pessoas doentes e manter um ambiente limpo e higienizado.
Esses são apenas alguns exemplos de estudos científicos que investigaram e documentaram os efeitos positivos do consumo de chá na nossa saúde.
É importante lembrar que os resultados de estudos individuais podem variar e que beber chá não é uma cura para doenças ou problemas de saúde nem deve ser considerado um substituto para uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.
No entanto, adicionar o consumo de chá à sua dieta pode ter um efeito positivo na sua saúde geral e no seu bem-estar.